IDENTIFICANDO PROBLEMAS NA SUA INTERNET (VELOX xDSL) ATRAVÉS DOS PARÂMETROS INFORMADOS NO MODEM
Você deve entrar na pagina de configuração do modem digitando o IP na seu navegador.
Para encontrar o IP do navegador temos 2 métodos.
PRIMEIRO CAMINHO
O mais simples para quem já tem alguma expericencia é pela boa e velha tela preta do DOS, chamado de prompt de comando.
-CLICANDO COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE NO SIMBOLO DO WINDOWS
-OU CLICANDO COM O BOTÃO ESQUERDO DO MOUSE
- Em qualquer das opções, você vai chegar em uma tela como essa:
Você vai digitar exatamente assim:
IPCONFIG
E apertar ENTER no teclado.
Vai aparecer uma tela como essa abaixo e você vai procurar uma linha como essa que está marcada em vermelho, escrito "Gateway Padrão":
O numero no final é o endereço IP do seu modem. Ele deve ser diferente, mas será sempre neste formato de 4 campos separados por pontos. Sempre coisa do tipo: "10.100.100.100" ou "192.168.0.1"
SEGUNDO CAMINHO
O segundo caminho é todo visual. É só você ir clicando conforme as telas abaixo.
Clique com o botão direito em uma das figuras:
E Clique em "ABRIR CENTRAL DE REDE E COMPARTILHAMENTO":
Clique em uma das opções na tela seguinte:
Clique em "DETALHES":
Você vai ver na tela seguinte o IP do seu modem na linha marcada em vermelho:
Apos digitar o endereço IP no seu navegador, ele vai pedir o usuario e senha para acessar as configurações do modem, que você pode encontrar na tela procurando pela a marca e modelo do seu modem ou modem/roteador.
Apos digitar o endereço IP no seu navegador, ele vai pedir o usuario e senha para acessar as configurações do modem, que você pode encontrar na tela procurando pela a marca e modelo do seu modem ou modem/roteador.
Após acessar as configurações do modem, procure por uma tela que tenha essas informações abaixo. Existe uma infinidade enorme de modem e telas, por isso não é possivel colocar todas aqui, mas as informações que você precisa são parecidade com essas:
Com essas informações na sua tela, compare os seus valores de "DOWNLOAD" ou "DOWNSTREAM", com as tabelas abaixo:
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SNR ou SNR Margin (dB)
Razão Sinal-Ruido na linha
Mede a interferência de ruídos causados por campos eletromagnéticos
Também pode ocorrer por defeito ou problema no modem
Quanto mais alto melhor
- 08 a 10 dB ou menos: RUIM (gera queda de conexão e/ou baixa velocidade)
- 11 a 20 dB: REGULAR (é a faixa mais comum no Brasil)
- 20 a 28 dB: BOM (pouca interferência)
- 29 dB ou mais: ÓTIMO (é raro - quase sem interferências)
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ATENUAÇÃO DE LINHA ou LINE ATTENUATION
Perda de sinal em funão da distância da central telefonica
Quanto menor melhor, mas varia também de acordo com a velocidade contratada
Primeiro é preciso verificar a tabela de velocidade (dB)
Velocidade – Atenuação máxima
01 Mb – menor que 48 dB (ADSL)
01 Mb – menor que 55 dB (ADSL2)
02 Mb – menor que 45 dB (ADSL)
02 Mb – menor que 53 dB (ADSL2)
04 Mb – menor que 56 dB
05 Mb – menor que 46 dB (ADSL2)
08 Mb – menor que 41 dB
10 Mb – menor que 32 dB (ADSL2)
12 Mb – menor que 22 dB
15 Mb – menor que 25 dB (ADSL2)
20 Mb – menor que 22 dB (VDSL)
21 Mb – menor que 20 dB
25 Mb – menor que 20 dB (VDSL)
35 Mb – menor que 16 dB (VDSL)
TABELA GERAL
20 ou menos: ÓTIMO (sem problemas e próximo da central)
20 a 30 dB: MUITO BOM
30 a 40 dB: BOM
40 a 40 dB: REGULAR
50 a 60 dB: RUIM (problemas na conexão)
61 dB ou mais: MUITO RUIM (queda de conexão e instabilidade)
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Com essa informação você pode ter uma noção se o problema é na sua linha de telefone/conexão ou, se estiver tudo certo aí, você pode ter problemas na sua rede interna ou no seu computador.
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