domingo, 12 de fevereiro de 2017

Review comparativo Microsoft Lumia Windows Phone 640 XL versus Motorola Moto G4

Ou Meu adeus ao celular Microsoft Lumia Windows Phone...

Finalmente entrei de cabeça no mundo do Android.
Depois dos diversos transtornos causados pelo meu Microsoft Lumia 640 XL durante uma viagem ao Japão, desisti e comprei um Motorola.

MINHA EXPERIÊNCIA COM CELULARES

Já tive celulares da Motorola em outra decada (hehe), quando só havia os PT e devido ao excelente sinal, depois quando trabalhei em um datacenter, que era praticamente uma caverna e nenhum aparelho pega sinal além do Motorola.
Já tive LG, na época da Vesper (telefonia fixa usando rede celular) e foi traumatico, por que a bateria não durava nada. Oque faz até fugir dos aparelhos LG.
Meu primero GMS foi um Ericson (antes da Sony), do qual não posso reclamar, porque quando comecei a usar (e veio para o Brasil), o GSM já era uma tecnologia madura na Europa e uma revolução diante dos antiquados aparelhos TDMA que eu usava.
E para concluir o meu relato quanto as minhas experiencias com celulares, meu primeiro smartphone foi um Iphone, dou não tem queixas maiores, além bateria de duração um pouco curta.
Mas voltando aos celulares... TDMA, CDMA ou GSM, sempre fui fanático mesmo, é pelos celulares da Nokia, devido a duração da bateria, bom hardware e excelente custo/benefício. E depois também devido ao Symban OS que cheguei a dominar bem, mesmo em questões mais profundas.
Foi graças a esse fanatismo pela Nokia que eu acabei entrando nesse mundo estranho do Windows Phone, já que a Microsoft adquiriu a divisão de telefone celulares da Nokia.

O ESTRANHO MUNDO DO WINDOWS PHONE

Não costumo gastar montanhas de dinheiro em celulares, pois acho um pouco de disperdicio e por isso sempre uso modelos de básico p médio. Os primeiros Microsoft Lumia eram sofríveis, mas devido ao Hardware fraco.
O 640 Xl foi uma surpresa no início. Parecia uma surpresa muito agradável, mas logo descobri que era devido aos softwares, todos em versões especiais "light", feitos especialmente para rodar com Windows. E, claro, em muitos apps faltavam vários recursos que existiam nas versões Android ou IOS (iPhone). Até em app básicos como Twitter ou Instagram são bem enxutos.
A integração com o computador usando Windows 10 que parecia um recurso ótimo, também, não é lá essas coisas. O que funciona mesmo é o compartilhamento de arquivos pelo OneDrive.
Fora isso, nem mesmo instalar apps pela Windows Store do computador você consegue.
Compartilhar endereços, mapas e outras coisa como fazem no seriado NCIS L.A., esquece!
Por mais incrível que pareça, até os mapas (Here Maps) usados pelos Microsoft Lumia são adaptados e diferentes (e inferiores) dá versão usada pelo site no computador. Aí você pensa, então posso certo abrir o site do Maps out do Google Maps no navegador e usar normalmente... Errado! Se você tenta abrir o Here Maps no celular ele redireciona p app do Here Maps é o Google Maps fica tão tão lento que não dá p usar nem com o 4G mais rápido do mundo no Japão.
Fui para o Japão no ano passado e havia deixado todos endereços e rotas que eu precisava marcados no Here Maps pelo computador e sincronizados e verificados no celular. A minha surpresa agradável é que quando cheguei no Japão, os mapas do celular abriam somente com as estradas principais e uma ou outra rua. Inacreditável. Detonou uma boa parte dá minha viagem.
O pior é que no Japão sem um bom mapa e GPS a pessoa fica cega. Até os nativos se complicam vez ou outra em lugares diferentes, mesmo com GPS na mão. E para andar no Japão é necessário ter cronogramas e rotas muitos bem feitos, senão perde trem, chega em horários errados e viram uma confusão.
A minha solução foi comprar tablet baratinho e ir me virando com ele. Todos os dias marcando o que precisava no Google Maps, mas perdia muito tempo, pois tinham muito compromissos todos os dias e era uma viagem de 40 dias!
O app de email nativo, não é ruim. Funciona bem, mas também faltam recursos. Se você vai encaminhar uma mensagem, por exemplo, não consegue editar o texto da mensagem encaminhada e p copiar e colar é um sofrimento.
Outra coisa que você precisa saber, é que Windows Phone provavelmente você nunca terá Snapchat. Eu li em um site na Internet, que o dono do Snapchat não permite que ele seja portado p Windows Phone por questões ideológicas. Então prepare-se para isso e para sempre receber novos apps bem depois que eles já tiverem feito sucesso em no Android ou IOS e talvez até nem ter. Existem alguns apps que não existe para Windows e pronto. É assim mesmo.
A promessa de ter um sistema operacional windows só funcionando em todos os seus dispositivos, parece que ficou só na promessa.
A integração de seus arquivos entre os dispositivos usando a nuvem, também não é lá essas coisas. Eu instalei o OneDrive no Android e ficou até mais fácil, porque a arvore de arquivos ( a organização das pastinhas) no Andorid é mais simples, intuitiva e transparente. No Windows Phone algumas vezes eu fica perdido procurando um lugar para salvar um arquivo ou para encontrar o lugar aonde tinha baixado uma cópia.

O QUE HÁ DE BOM NO MICROSOFT LUMIA 640XL

O que havia de positivo no 640 Xl eram o tamanho dá tela é o teclado. A tela é gigante e muito confortável. E o tamanho dele não chega a ser ruim para carregar. Você tem praticamente uma tela de tablet com praticamente o tamanho de um celular grande.
O teclado é ótimo. Para mim que tenho dedos com tamanho acima dá média é quase perfeito no tamanho e delicioso de digitar. O meu único sofrimento no Motorola tem sido o tamanho do teclado e a correção do Android que é difícil de acostumar. No 640 XL nunca tive problema com teclado. Era realmente bom.

MEU CONSELHO

No geral, se for só para coisas básicas e se você quer só falar, dar uma olhada no Facebook,  Instagram, Twiter e What´s App em versões reduzidas (light) e não tem muitas exigências, pode ir de Windows Phone tranquilamente. Como telefone continua ótimo, como eram os Nokia antigamente e tem uma boa duração de bateria (se você souber desligar, GPS, Bluetoth, excesso de brilho da tela).
Se você quer um pouco mais de smartphone ou olhar alguem mexendo em outro smartphone e perceber que aparece alguma coisa no app que no Windows Phonme não aparece, melhor ir de Android ou IOS.

FUTURO INCERTO

Além disso, os aparelhos da Nokia já voltaram na China e estão prestes a voltar no resto do mundo e rodando Android. Então, provavelmente quem continuar usando Windows Phone logo mais serão somente alguns poucos incautos ou funcionários obrigados pelas empresas. Fora isso ele está com os dias contados. O caminho dele será o mesmo do (excelente Symbian).

Nenhum comentário: